Estratégia de investimento
1 minuto de leitura
Conforme a inflação diminui e a economia continua crescendo, o mercado se mostra mais resiliente do que a maioria dos analistas esperava. No entanto, o quadro é desafiador. Os gastos dos consumidores estão diminuindo, a inflação ainda está acima da meta de 2% do Federal Reserve e os riscos geopolíticos seguem elevados.
Esperamos que as margens de lucro corporativas continuem contribuindo para o mercado de ações este ano. Mas, diversificar ainda é uma estratégia prudente. Agora é a hora de pensar em proteger sua carteira contra possíveis perdas, bem como assumir posições táticas de curto prazo em classes de ativos específicas, conforme surgem as oportunidades.
Alcançar esses objetivos pode ser possível com determinadas ferramentas financeiras. Por exemplo, usando produtos estruturados, pode melhorar a diversificação da sua carteira, aumentar o potencial de retorno ajustado ao risco e criar estratégias para se proteger contra uma futura desaceleração do mercado muito acentuada.
Atualmente, alguns produtos estruturados têm preços mais atraentes do que no passado. Por quê? Porque as taxas de juro são um componente relevante na precificação, atualmente tornando-os uma escolha interessante – e oportuna – para muitos investidores.
Para manter seus objetivos de investimento no caminho certo, esses instrumentos financeiros podem ajuda-lo. Confira algumas estratégias que vale a pena considerar.
No mercado atual, com a valorização das ações, achamos que as notas estruturadas são atraentes. São produtos financeiros que combinam elementos de títulos tradicionais, como ações e instrumentos de renda fixa, com derivativos para apoiar objetivos de investimento específicos. Normalmente, podem estar ligados a uma variedade de ativos subjacentes, incluindo ações, obrigações, mercadorias ou moedas. Algumas notas estruturadas podem ser adaptadas para reduzir o impacto de uma recessão da economia, além de permitir possíveis ganhos.
Essas estratégias podem ser particularmente úteis para evitar armadilhas psicológicas comuns identificadas pelas finanças comportamentais, como em sair de uma posição especifica após uma queda do mercado. No entanto, como são produtos complexos, vale considerar que os investimentos estruturados apresentam riscos de liquidez e de contraparte. Assim, compreenda totalmente as características – como riscos de liquidez e de crédito, taxas e custos associados – pois podem não ser adequados para todos os investidores.
Para limitar as possíveis perdas ou reconstruir uma participação acionária, os investidores recorrem com frequência a notas estruturadas. Elas oferecem alguma proteção contra movimentos moderados em mercados com retornos ascendentes até um determinado limite, como notas com retorno incrementado (BREN). Estes são emitidos como obrigações de dívida e normalmente estão ligados ao desempenho de um índice de mercado específico, como o S&P 500, como ativo subjacente. As notas com proteção, como as BRENs, podem proporcionar uma rede de segurança financeira — e psicológica — ao reduzir possíveis perdas através de um nível de queda, além de oferecer uma oportunidade de capturar (e aumentar) alguns ganhos em potencial. Existem outros tipos de notas, como notas de “market plus”, que podem oferecer retornos ilimitados. Esses tipos de notas estruturadas normalmente retornam o principal do investimento no vencimento. No entanto, se a contraparte emissora falhar ou o ativo subjacente cair abaixo de um determinado nível, a BREN poderá resultar na perda de parte ou de todo o principal.
Apesar dos riscos de crédito e de mercado das notas estruturadas, muitos investidores gostam de usá-las para investir ou permanecer investidos porque proporcionam um nível de garantia. Sabendo que a probabilidade de perder todo o seu investimento é pequena, as notas estruturadas podem ajudar você a resistir às oscilações do mercado de curto prazo e a permanecer investido no longo prazo. Essas estratégias de “introdução progressiva”, como são conhecidas, operam em nome do investidor para reduzir o risco de tomar uma decisão de alocação no momento inoportuno.
Por mais forte que tenha sido a recuperação econômica nos últimos trimestres, ainda existem muitos riscos: os gastos dos consumidores estão diminuindo e as incertezas geopolíticas crescem. Diversificar a carteira é essencial – e vemos agora diferentes formas de rentabilizar investimentos.
A geração eficiente de renda pode ser feita para complementar o principal investido. No caso de um cenário de mercado específico e até mesmo de possíveis retrações, os investidores podem usar notas de “limite de cupom” como fonte de renda diversificada de carteira. Estas notas levam esse nome porque pagam um cupom até um limite definido. Dependendo da estratégia, podem produzir retornos positivos mesmo que o ativo subjacente diminua.
As notas de limite de cupom podem ser ferramentas vantajosas, permitindo que os investidores obtenham renda estável apesar das oscilações do mercado, dentro de um intervalo. Conforme mencionado, algumas estruturas podem até gerar retornos positivos quando o mercado desvaloriza – um perfil de pagamento que os investidores muitas vezes apreciam para retornos não correlacionados. Assim como acontece com todos os produtos estruturados, as notas de limite de cupom podem levar a uma possível perda e podem trazer riscos como taxas de juros, risco de crédito e de mercado, portanto considere-as com cuidado antes de incorporá-las em seu plano patrimonial.
Também gostamos de títulos preferenciais, que não são produtos estruturados ou derivativos, mas fazem parte da estrutura de capital próprio.
À primeira vista, os títulos preferenciais parecem títulos de renda fixa, mas na verdade são títulos híbridos que possuem características tanto de títulos quanto de ações. Eles normalmente oferecem renda estável, como títulos, o que pode ajudar a diversificar seus investimentos, e também têm potencial para aumentos de preços, como ações.
No entanto, nem todas as ações preferenciais são iguais e apresentam certos riscos, incluindo riscos de liquidez, de contraparte e de crédito. Nossa preferencia é por aqueles emitidos por grandes instituições financeiras.
Olhando para o futuro, esperamos que o crescimento econômico permaneça forte, mesmo que as taxas de juro permaneçam mais elevadas durante mais tempo. Nesse ambiente, você pode usar notas estruturadas para complementar suas principais estratégias de investimento. Essas ferramentas financeiras permitem participar em retornos ascendentes de uma determinada ação ou setor com base na sua convicção, ou posicionar a sua carteira para capturar retornos futuros sem ter que aplicar mais do seu capital para comprar mais ações. .
Por exemplo, se você tiver uma visão específica do mercado, poderá usar notas estruturadas para alavancar sua alocação de capital. Isso é feito personalizando sua exposição com notas estruturadas, como uma nota de retorno aprimorado (REN). Esse formato visa captar e ampliar o desempenho positivo de um setor de mercado ou classe de ativos selecionada, até um determinado limite.
Desde que o ativo subjacente não feche abaixo do preço inicial no vencimento, a nota normalmente pagará o valor do principal mais retornos positivos aprimorados, já que os RENs incluem alavancagem. Se o ativo subjacente fechar abaixo do preço inicial, alguns RENs oferecem proteção total ou parcial do principal, podendo resultar em perda. O resultado depende dos termos específicos da REN.
Assim, por exemplo, se o mercado subir 10% e a nota estruturada for criada para multiplicar os retornos por 1,5, a posição poderá subir 15% – e possivelmente superar o mercado – dependendo dos termos específicos da nota.
Com os mercados atingindo máximas históricas, pode ser desafiador investir. Por isso, as notas estruturadas que oferecem proteção contra perdas e retornos positivos convincentes, podem ser a forma de investir e alocar parte do que esta em caixa.
A volatilidade do mercado de ações é inevitável, mas você pode se preparar para isso. Para investidores adequados, ao incorporar produtos estruturados e derivativos na estratégia do portfólio, você poderá obter maiores retornos, proteger seus investimentos e acessar fontes diversificadas de renda. Como os riscos geopolíticos se elevaram este ano, a utilização de produtos estruturados – especialmente notas estruturadas – poderá ajudar você a navegar em um mundo frágil, aproveitar as oportunidades de crescimento e, o mais importante, a manter o investimento.
Se você quiser explorar como sua equipe do J.P. Morgan pode adaptar estratégias e perfis de pagamento para ajudar a atingir suas metas patrimoniais, entre em contato. Temos profundo conhecimento e experiência na concepção de estratégias personalizadas para nossos clientes.
Podemos ajudá-lo(a) a atravessar um cenário financeiro complexo. Fale conosco.
Contate-nosSAIBA MAIS SOBRE NOSSA EMPRESA E NOSSOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTO NA FINRA BROKERCHECK.
Para saber mais sobre o negócio de investimentos do J.P. Morgan, incluindo nossas contas, produtos e serviços, bem como nosso relacionamento com você, consulte nosso Formulário CRS de J.P. Morgan Securities LLC e o Guia de Serviços de Investimento e Produtos de Corretagem.
JPMorgan Chase Bank, N.A.e suas afiliadas (coletivamente, "JPMCB") oferecem produtos de investimento que podem incluir contas administradas pelo banco e custódia como parte dos seus serviços fiduciários e de trust. Outros produtos e serviços de investimento, como contas de assessoria e corretagem são oferecidos através da J.P. Morgan Securities LLC("JPMS"), membro da FINRAe da SIPC. Produtos de seguros estão disponíveis por meio da Chase Insurance Agency, Inc. (CIA), uma agência de seguros licenciada, operando como Chase Insurance Agency Services, Inc., na Flórida. JPMCB e JPMS são empresas afiliadas sob controle da JPMorgan Chase & Co. Os produtos não estão disponíveis em todos os estados. Favor ler a Disposições Legais relacionada a estas páginas.