Planejamento baseado em metas
1 minuto de leitura
Você já pensou se está fazendo tudo o que pode para fortalecer sua vida financeira e reduzir seus impostos em 2025? Revisar sua situação econômica antes do fim do ano pode ser um passo importante para alcançar esses objetivos.
Reservar um tempo para analisar seu patrimônio e seus planos pessoais e financeiros pode abrir espaço para ajustes necessários antes de 1º de janeiro, além de facilitar o envolvimento dos seus assessores nesse processo.
Confira a seguir 10 estratégias que podem ajudar você a se preparar para 2026:
Ter um plano claro para suas decisões financeiras e investimentos faz toda a diferença. Isso traz mais clareza, consistência e garante que suas metas estejam alinhadas com o que você realmente tem disponível.
Converse com sua equipe do J.P. Morgan sobre nossa ferramenta exclusiva de planejamento baseado em objetivos. Ela pode ajudar você a entender melhor seu perfil de risco, seu fluxo de caixa e a organizar seu patrimônio para apoiar suas escolhas financeiras.
Este é um bom momento para conversar com seu contador sobre possíveis alterações nas leis tributárias do país e entender como elas podem afetar você.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Donald Trump sancionou a “Uma Grande e Bela Lei” (One Big Beautiful Bill, OBBBA) em 4 de julho. Se você tem investimentos em empresas ou ativos americanos, pode haver novas regras que impactam diretamente, como a dedução total para depreciação adicional de bens elegíveis.
Solicite ao seu contador uma estimativa dos impostos que você deve pagar em 2025, com base nas informações atuais. Essa projeção pode ajudar a decidir se vale a pena antecipar ou adiar algumas deduções.
Também vale pedir à sua equipe do J.P. Morgan um resumo fiscal para facilitar o cálculo dos seus impostos. Com esses dados, fica mais fácil avaliar se é interessante adotar estratégias de planejamento tributário antes do fim do ano.
Vender ativos que tiveram prejuízo é uma estratégia clássica para reduzir impostos1. Você pode usar o prejuízo para compensar ganhos já realizados ou futuros.
Se quiser manter o ativo, pode recomprá-lo, desde que respeite as regras do país. Em alguns lugares, não é permitido vender e recomprar o mesmo ativo em pouco tempo só para gerar prejuízo fiscal.
Se não quiser ficar fora da posição por um mês inteiro, pode aumentar temporariamente o investimento e, depois de um período adequado, vender a posição original que teve prejuízo.
A expectativa é que o Federal Reserve dos EUA reduza as taxas de juros em cerca de 100 pontos-base nos próximos 12 meses. Nesse cenário, vale a pena focar em investimentos de renda fixa com prazos mais curtos (cinco a sete anos), para gerenciar riscos e aproveitar o momento.
Outras dicas importantes:
Analise todas as suas apólices, inclusive as temporárias, para garantir que ainda atendem ao seu objetivo ou se precisam de ajustes. Veja:
Alguns países já cobram impostos sobre patrimônio ou herança, enquanto outros ainda discutem o tema. Este é um bom momento para revisar seu patrimônio e pensar se há ativos que gostaria de transferir para familiares mais jovens ou destinar a causas sociais.
Considere também criar trusts irrevogáveis para beneficiar seus familiares2. Eles podem ajudar filhos, netos e até futuras gerações.
Se pretende fazer doações para familiares que moram nos Estados Unidos, lembre-se de que transferir bens tangíveis americanos — inclusive dinheiro — pode gerar obrigação de pagar imposto federal sobre doações. Consulte seu advogado e assessor patrimonial do J.P. Morgan para definir estratégias que facilitem a transferência de patrimônio para as próximas gerações.
No campo da filantropia, revise sua estratégia de fim de ano e veja se pode aproveitar deduções fiscais. Existem várias formas de contribuir, desde doações diretas até a criação de fundos filantrópicos ou fundações próprias. Ter um plano estruturado garante que suas doações tenham o maior impacto possível.
Nunca é cedo para falar sobre dinheiro e valores com filhos e netos. As reuniões de fim de ano — sejam encontros informais nas festas ou conversas mais organizadas — são ótimas oportunidades para reforçar valores familiares, compartilhar informações adequadas para cada idade e incentivar a educação financeira.
Com o tempo, manter esse diálogo ajuda a família a se preparar para administrar o patrimônio de forma responsável e alinhada aos seus princípios.
Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial (IA) no dia a dia, proteger seus dados e privacidade é fundamental, especialmente diante das ameaças de engenharia social. Veja algumas recomendações:
Essas são apenas algumas das muitas oportunidades para fortalecer sua saúde financeira antes do fim do ano.
Procure sua equipe do J.P. Morgan para analisar as oportunidades e riscos do seu patrimônio. Vamos trabalhar juntos, com você e seus assessores, para fechar 2025 com segurança e garantir que você esteja preparado para o próximo ano.
Quanto antes começar essas conversas, maiores serão os benefícios do seu planejamento de fim de ano.
Podemos ajudá-lo a navegar em um cenário financeiro complexo. Entre em contato conosco para saber mais.
Contate-nosSAIBA MAIS SOBRE NOSSA EMPRESA E NOSSOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTO NA FINRA BROKERCHECK.
Para saber mais sobre o negócio de investimentos do J.P. Morgan, incluindo nossas contas, produtos e serviços, bem como nosso relacionamento com você, consulte nosso Formulário CRS de J.P. Morgan Securities LLC e o Guia de Serviços de Investimento e Produtos de Corretagem.
JPMorgan Chase Bank, N.A.e suas afiliadas (coletivamente, "JPMCB") oferecem produtos de investimento que podem incluir contas administradas pelo banco e custódia como parte dos seus serviços fiduciários e de trust. Outros produtos e serviços de investimento, como contas de assessoria e corretagem são oferecidos através da J.P. Morgan Securities LLC("JPMS"), membro da FINRAe da SIPC. Produtos de seguros estão disponíveis por meio da Chase Insurance Agency, Inc. (CIA), uma agência de seguros licenciada, operando como Chase Insurance Agency Services, Inc., na Flórida. JPMCB e JPMS são empresas afiliadas sob controle da JPMorgan Chase & Co. Os produtos não estão disponíveis em todos os estados. Favor ler a Disposições Legais relacionada a estas páginas.
Por favor, leia o aviso legal para as afiliadas regionais do J.P. Morgan Private Bank e outras informações importantes em conjunto com estas páginas.