Resiliência do Portfólio

5 estratégias-chave para fortalecer portfólios

Descubra como aumentar a resiliência do seu portfólio com cinco estratégias que oferecem diversificação, proteção contra a inflação e gerenciamento de riscos.

Caroline Lewis, Head of Alternatives for OCIO

Anjanie Sriram, Executive Director, Investment Product Specialist, Derivatives

Published April 4, 2025

Quando se trata de investimentos, muitos fatores estão fora do seu controle. Crescimento econômico, inflação, taxas de juros, políticas comerciais, geopolítica… Tudo isso pode influenciar os mercados de maneiras que ninguém consegue prever com total certeza. Mas há algo que está completamente sob seu controle: garantir que seu portfólio de investimentos seja resiliente e esteja posicionado para alcançar suas metas patrimoniais em diversos cenários econômicos e de mercado. Além de criar resiliência, adotar essa abordagem pode te ajudar a manter a calma durante períodos de turbulência no mercado.

Construir um portfólio resiliente segue um conceito simples, mas exige uma abordagem disciplinada e planejada.

A seguir, apresentamos cinco estratégias que consideramos eficazes para fortalecer a resiliência do portfólio. Muitas delas focam em estratégias pouco correlacionadas com ações e títulos, uma característica especialmente atraente quando os mercados públicos enfrentam períodos de volatilidade.

1

Amortecedores de baixa, potencial de alta

notas estruturadas

A medida que os mercados de ações recuaram nas últimas semanas, principalmente devido às preocupações  com as tarifas americanas, muitos de nossos clientes têm buscado cada vez mais mitigar riscos de queda, otimizar renda e gerar apoio para permanecerem investidos em tempos incertos. Todas essas abordagens buscam fortalecer a resiliência do portfólio.

As notas estruturadas oferecem o potencial de atender a todas essas frentes. Importante destacar que, em tempos de incerteza, elas podem proporcionar alguma previsibilidade sobre os fluxos de retorno do seu portfólio.

As notas estruturadas são soluções de investimento personalizadas que oferecem retornos assimétricos, proporcionando uma combinação de mitigação de risco de queda, otimização de renda e participação no mercado. Esse perfil único de risco-retorno melhora a resiliência do portfólio ao permitir ganhos potenciais enquanto mitiga os riscos de queda. É por isso que acreditamos que as notas estruturadas podem desempenhar um papel importante na construção do seu portfólio. 

Para ajudar a fortalecer a resiliência do portfólio, as notas estruturadas oferecem:

Mitigação de risco de queda

Por exemplo, uma nota estruturada básica com um "buffer estático" (em um nível predefinido) pode fornecer uma proteção contra, digamos, uma queda de 15% no S&P 500 no vencimento da nota, juntamente com um cupom. Outras notas estruturadas oferecem algum potencial de ganhos, juntamente com mitigação de risco de queda, caso os mercados subam antes do vencimento da nota.

Otimização de renda

Além de proteção contra quedas, as notas estruturadas podem aumentar o rendimento geral de um portfólio e, assim, fortalecer sua resiliência. Por isso, alguns clientes optam por transferir partes das alocações de caixa ou renda fixa tradicional para produtos estruturados.

Apoio para permanecer investido

Até mesmo os investidores experientes podem achar difícil manter a calma quando os mercados oscilam. As notas estruturadas atraem muitos clientes que desejam reduzir, mas não eliminar, sua exposição ao mercado. A proteção contra queda e o cupom de uma nota estruturada podem ajudar a tornar isso possível, enquanto — e isso é fundamental —mantêm você investido em meio à volatilidade do mercado.

É claro que as notas estruturadas não são uma solução única para todos. O dimensionamento de uma alocação em notas estruturadas dependerá da tolerância ao risco, dos objetivos de investimento e do horizonte de tempo, entre outros fatores.

As notas estruturadas podem ser usadas para investir e permanecer investido

Retorno contínuo do índice SPX

Fonte: Derivative Solutions, Bloomberg Finance L.P. As medidas de desempenho histórico do índice representam um desempenho hipotético testado de 2 de janeiro de 2002 a 31 de dezembro de 2024.

Colocando a projeção em contexto

Se alguém tivesse investido em uma nota de 54 semanas todos os dias nos últimos 20 anos, o investimento em notas SPX teria retornado o principal inicial

  • 93,49% das vezes com 15% de proteção (85% estático ou contingente)
  • 90,97% das vezes com 10% de proteção (90% estático ou contingente)

Se alguém tivesse investido em uma nota SPX de 2 anos todos os dias nos últimos 20 anos, o investimento em notas SPX teria retornado o principal inicial

  • 91,90% das vezes com 15% de proteção (85% estático ou contingente)
  • 90,62% das vezes com 10% de proteção (90% estático ou contingente)

Desde 2011, uma nota SPX de 2 anos teria retornado o principal inicial

  • 99,94% das vezes com 15% de proteção (85% estático ou contingente)
  • 99,74% das vezes com 10% de proteção (90% estático ou contingente)
2

Otimização de renda com investimentos em alternativos

crédito privado, infraestrutura e imobiliário

De forma geral, as estratégias de investimento têm como objetivo a valorização do capital, a geração de renda ou uma combinação dessas duas metas. Quando a valorização do capital se torna mais difícil de alcançar, estratégias de renda podem ser especialmente atraentes. Ao fornecer fluxos de caixa consistentes durante períodos de volatilidade, essas estratégias podem gerar a renda necessária para atender às necessidades do seu estilo de vida. Elas também podem servir como diversificadores de portfólio, fortalecendo, assim, a resiliência.

Classes de ativos alternativos (incluindo crédito privado, infraestrutura e imóveis) oferecem rendimentos maiores do que muitos equivalentes do mercado público (incluindo até mesmo os títulos corporativos com grau de investimento).

Os investimentos em alternativos rendem mais do que muitos equivalentes do mercado público

Rendimentos de classes de ativos, porcentagem (%)

Fonte: BAML, Bloomberg, Clarkson, Cliffwater, Drewry Maritime Consultants, Federal Reserve, FTSE, MSCI, NCREIF, FactSet, Wells Fargo J.P. Morgan Asset Management. *CML são empréstimos hipotecários comerciais. **CRE - Mezz é uma dívida imobiliária comercial de mezanino. Os rendimentos de ações e renda fixa são de 28 de fevereiro de 2025. Os rendimentos alternativos são de 30 de setembro de 2024, exceto terrenos, que é de 31 de dezembro de 2024; CRE - Mezz, que é de 28 de fevereiro de 2025; e CML - Senior, que é de 31 de dezembro de 2024. CML — Sênior: média ponderada pela capitalização de mercado para todas as hipotecas no Índice de Hipotecas Comerciais Giliberto-Levy. O rendimento dos empréstimos hipotecários comerciais de mezanino é derivado de uma pesquisa do J.P. Morgan e de títulos do Tesouro dos EUA de duração semelhante. Transporte global: os rendimentos alavancados para ativos de transporte são calculados como a diferença entre as taxas de fretamento (receita de aluguel), despesas operacionais, amortização de dívidas e despesas com juros, como uma porcentagem do valor patrimonial, e são baseados em uma média histórica de 15 anos. Os rendimentos de cada um dos tipos de subembarcações são calculados e as respectivas ponderações são aplicadas para chegar aos rendimentos alavancados atuais para Transporte Global; Preferenciais: Títulos Preferenciais Híbridos BAML; Direct Lending: Índice de Direct Lending Cliffwater; Alto rendimento dos EUA: Bloomberg U.S. Aggregate Corporate High Yield; Infraestrutura global: Índice MSCI Global Private Infrastructure Asset; REITs globais: FTSE NAREIT Global REITs; Ações internacionais: MSCI AC World ex-U.S.; EUA 10 anos: Rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos; ações dos EUA: MSCI USA, imóveis na Europa: Média ponderada de mercado dos índices MSCI Global Property Fund - Reino Unido e Cont. Europa; principais imóveis de EUA e Ásia-Pacífico (APAC): Índice MSCI Global Property Fund. Governo europeu (7 a 10 anos): Agregado do governo europeu Bloomberg - Tesouro (7-10); Timber: Índice NCREIF Timberland (EUA) - Retorno EBITDA. O desempenho passado não é um indicador confiável dos resultados atuais e futuros. Os dados são baseados na disponibilidade em 28 de fevereiro de 2025.

Crédito privado

trata-se de empréstimos concedidos por um gestor de ativos (em vez de um banco) a corporações tomadoras de crédito. A maior parte do retorno desses empréstimos é proveniente do pagamentos de cupons. Esses empréstimos também possuem taxa flutuante de rendimento, oferecendo uma possível proteção contra o aumento das taxas de juros e a inflação crescente. . 

O mercado de infraestrutura

apresenta outra fonte de renda estável. Aqui, nos referimos à infraestrutura tradicional (estradas com pedágio, redes elétricas, aeroportos, redes de energia e transporte — muitas delas, serviços essenciais), bem como a novos tipos de infraestrutura digital (data centers necessários para inteligência artificial [IA] e ativos vinculados à transição energética). Embora os Estados Unidos seja o maior mercado para data centers, representando cerca de 40% do mercado global, esse mercado está crescendo em todo o mundo.

Assim como os empréstimos de crédito privado,  o mercado imobiliário baseia-se em pagamentos fixos (aluguel). Assim, acreditamos que essa classe de ativos pode servir como uma fonte robusta de renda.

Como decidir entre diferentes fontes de renda adicional? Tanto infraestrutura quanto o mercado imobiliário têm uma correlação baixa ou negativa com classes de ativos mais tradicionais e, portanto, podem atuar como diversificadores em um portfólio de múltiplos ativos. Isso pode ser vantajoso caso o seu portfólio tenha posições concentradas em outras classes de ativos. Por outro lado, caso uma parcela significativa do seu patrimônio esteja investida em imóveis, por exemplo, você pode querer buscar renda adicional em outras estratégias além do mercado imobiliário.

Infraestrutura e imóveis básicos são diversificadores, tendendo a se mover de forma diferente das classes de ativos mais amplas

Correlações de mercado público e privado, retornos trimestrais

Fonte: Bloomberg, Burgiss, Cliffwater, FTSE, HFRI, MSCI, NCREIF, J.P. Morgan Asset Management. *Europe Core RE inclui a Europa continental. Capital privado e capital de risco são retornos ponderados pelo tempo da Burgiss. RE – imóveis. Ações globais: MSCI AC World Index. Títulos globais: Índice Global Agregado da Bloomberg. REITs globais: Índice global de REITs FTSE EPRA NAREIT. Imóveis essenciais nos EUA: Índice de Propriedade NCREIF – Componente de ações básicas diversificadas de fim aberto. Imóveis essenciais na Europa: Índice MSCI Global Property Fund – Europa Continental. Principais imóveis do Pacífico Asiático(APAC): Índice MSCI Global Property Fund – Pacífico asiático. Infraestrutura global (infra.): Índice MSCI Global Private Infrastructure Asset. Direct Lending dos EUA: Índice Cliffwater Direct Lending. Timber: NCREIF Timberland Property Index (EUA). Os índices de hedge funds são do HFRI. Transporte: os retornos são derivados de um índice da J.P. Morgan Asset Management. Todos os coeficientes de correlação são calculados com base em dados de retorno total trimestral para o período de 30 de junho de 2008 a 30 de setembro de 2024. Os retornos são designados em USD. O desempenho passado não é um indicador confiável dos resultados atuais e futuros. Os dados são baseados na disponibilidade em 28 de fevereiro de 2025.
3

Defesa contra a inflação

Imóveis e infraestrutura

Os mercado imobiliário core e a infraestrutura têm uma correlação negativa com os mercados públicos e apresentam uma forte correlação positiva com a inflação. Em outras palavras, seus retornos tendem a aumentar quando a inflação aumenta, podendo assim atuar como uma proteção contra a inflação. Esse é um elemento essencial para a resiliência do portfólio.

As proteções contra a inflação estão se tornando cada vez mais relevantes, à medida que as tarifas recém-implementadas ameaçam elevar os preços. Embora não antecipemos um aumento drástico na inflação, reconhecemos um progresso mais lento na redução da inflação (e um ritmo mais rápido na implementação de tarifas) do que esperávamos.

Como as estratégias de mercado imobiliário e infraestrutura conseguem escapar dos impactos da inflação e, assim, atuar como proteção para os investidores? Essencialmente, elas repassam os custos mais altos para seus clientes.

No setor imobiliário, se a inflação gera custos operacionais mais altos, esses custos são normalmente repassados aos inquilinos por meio de aumentos nos aluguéis. Os contratos de infraestrutura normalmente possuem um longo prazo (de até 20 anos), o que oferece alguma proteção contra mudanças políticas e repassa efetivamente os aumentos de custos aos clientes (por exemplo, por meio de tarifas mensais mais altas de serviços públicos ou pedágios de pontes e túneis).

Em resumo: no caso de guerras comerciais e/ou tarifárias elevarem preços, a proteção contra a inflação será cada vez mais atraente.
4

Diversificação de ações e o portfólio 60/40

Os hedge funds também podem atuar como diversificadores de portfólio e frequentemente se destacam quando a volatilidade do mercado aumenta. Ambos os atributos podem servir para fortalecer a resiliência do portfólio.

Mesmo após as recentes quedas no mercado, muitos de nossos clientes se encontram com posições concentradas — mais concentradas do que podem perceber — nas gigantes do setor de tecnologia (as chamadas “Magnificent 7”), que ainda estão cerca de três vezes acima desde o início de 2023. Esses clientes podem precisar diversificar ainda mais suas participações em ações — e os hedge funds podem ser uma das maneiras mais eficazes de fazer isso.

No ambiente atual, uma estatística destaca o potencial de diversificação dos hedge funds: sua correlação negativa com um portfólio 60/40 (60% em ações, 40% em renda fixa). Em outras palavras, como ilustra o gráfico abaixo, quando o 60/40 oscila, os hedge funds geralmente se movem na direção oposta.

Os hedge funds frequentemente oferecem uma correlação baixa ou negativa com o portfólio 60/40

Correlação de hedge funds com uma carteira de ações e títulos 60/40, mensal (12 meses consecutivos)

Fontes: HFRI, Standard & Poor’s, Bloomberg, FactSet, J.P. Morgan Asset Management. *O portfólio 60/40 é composto por 60% S&P 500 e 40% Bloomberg U.S. Aggregate. Os hedge funds são representados pela HFRI Macro. Os dados são baseados na disponibilidade em 31 de dezembro de 2024.
Embora os mercados tenham permanecido relativamente calmos durante grande parte de 2023 e 2024, os declínios recentes nos lembram que a volatilidade é normal. Nesse cenário de volatilidade do mercado, os hedge funds tendem a se destacar.
5

Proteção contra riscos geopolíticos

Ouro

Ouro: O risco geopolítico apresenta um desafio particular para portfólios resilientes, pois é um dos riscos mais difíceis de quantificar. Em nossa opinião, o ouro pode oferecer alguma proteção contra esse risco difícil de mensurar.

Historicamente, o ouro teve um retorno médio positivo de 1,8%, com um retorno mediano de 3% nas quatro semanas que antecederam e incluíram os principais choques geopolíticos dos últimos 20 anos.1

Embora o preço do ouro tenha subido significativamente nos últimos anos (um aumento de 65% desde o final de 2021 e 13,5% no acumulado do ano), vemos duas razões pelas quais essa valorização pode continuar no próximo ano. (Mais especificamente, projetamos um preço de fim de ano para o ouro entre US$ 3.100 e US$ 3.200, um aumento de cerca de 14% em relação aos níveis atuais.) 

Primeiro, esperamos uma demanda crescente dos bancos centrais, que atualmente detêm cerca de 20% das reservas cambiais em ouro. Em segundo lugar, observamos que a oferta limitada provavelmente sustentará os preços no futuro. Estimativas atuais sugerem que os depósitos de ouro, incluindo reservas ainda subterrâneas, totalizam 244.040 toneladas do metal precioso. Isso seria suficiente para encher pouco mais de três piscinas olímpicas.

Conclusão

Independentemente das oscilações do mercado, um portfólio resiliente pode ajudar você a alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo. Lembre-se, resiliência não trata-seapenas de resistir às turbulências do mercado, mas também de posicionar seu portfólio para potencialmente prosperar em qualquer cenário de investimento.
Pronto para discutir a construção de resiliência do portfólio?
Entre em contato com sua equipe J.P. Morgan hoje.

Mais maneiras de construir um portfólio resiliente

1Dario Caldara e Matteo Iacoviello, J.P. Morgan Private Bank, Bloomberg Finance L.P., Haver Analytics. Dados de 16 de abril de 2024. Observação: O período da análise vai de janeiro de 1985 a abril de 2024. Usamos o Índice de Risco Geopolítico (GPR) para isolar choques geopolíticos onde seu desvio padrão é maior que 2. Para séries consecutivas de pontos de dados que excedem 2 desvios padrão, levamos em consideração apenas o primeiro ponto de dados. Esta análise é baseada em dados semanais médios.

Índices

S&P 500: O Índice Standard & Poor’s 500 é um índice amplo e não gerenciado que é usado como representação do mercado de ações dos EUA. Inclui 500 ações ordinárias amplamente mantidas. Os números de retorno total refletem o reinvestimento de dividendos. "S&P500" é uma marca registrada da Standard and Poor’s Corporation.

Bloomberg U.S. Aggregate: O Índice Bloomberg U.S. Aggregate Bond é um índice de referência amplo que mede o mercado de títulos tributáveis de taxa fixa, denominado em dólares americanos, de grau de investimento. O índice inclui títulos do Tesouro, títulos relacionados ao governo e corporativos, MBS (pass-throughs de taxa fixa e ARM híbridos de agência), ABS e CMBS (agência e não-agência).

HFRI Macro: O Índice Macro da Hedge Fund Research, Inc. é um índice financeiro que rastreia o desempenho de fundos de hedge usando estratégias macroeconômicas, como mudanças nas taxas de juros e flutuações cambiais. Compilado pela Hedge Fund Research, Inc., serve como referência para avaliar fundos de hedge focados em macro.

Informações importantes

Principais riscos

Este material destina-se apenas a fins informativos e pode informar você sobre determinados produtos e serviços oferecidos pelos negócios de private banking, parte do J.P. Morgan Chase & Co. (“JPM”). Os produtos e serviços descritos, bem como as taxas, os encargos e os juros associados, estão sujeitos a alterações de acordo com os contratos de conta aplicáveis e podem diferir entre as localidades geográficas. Nem todos os produtos e serviços são oferecidos em todos os locais. Se você é uma pessoa com deficiência e precisa de suporte adicional para acessar este material, entre em contato com a equipe do J.P. Morgan ou envie um e-mail para accessibility.support@jpmorgan.com para obter ajuda. Leia todas as informações importantes.

Investir em ativos alternativos envolve riscos mais elevados do que os investimentos tradicionais e é adequado apenas para investidores sofisticados. Os investimentos alternativos envolvem riscos maiores do que os investimentos tradicionais e não devem ser considerados um programa de investimento completo. Eles não são eficientes em termos fiscais e o investidor deve consultar seu consultor fiscal antes de investir. Os investimentos alternativos têm taxas mais elevadas que os investimentos tradicionais; além disso, podem ser altamente alavancados e envolver-se em técnicas de investimento especulativo, o que pode ampliar o potencial de perda ou ganho de investimento. O valor do investimento tanto pode diminuir como aumentar, e os investidores podem receber menos do que investiram originalmente.

Os derivativos podem ser mais arriscados que outros tipos de investimentos porque podem ser mais sensíveis a mudanças nas condições econômicas ou de mercado, além de poderem resultar em perdas que excedem significativamente o investimento original. O uso de derivativos pode não ser bem-sucedido, resultando em perdas de investimento, e o custo de tais estratégias pode reduzir o retorno do investimento.

Saiba mais sobre como se tornar um cliente J.P. Morgan Private Bank.

Por favor, conte um pouco mais sobre você e nossa equipe entrará em contato.

*Informação requerida

Saiba mais sobre como se tornar um cliente J.P. Morgan Private Bank.

Por favor, conte um pouco mais sobre você e nossa equipe entrará em contato.

Escreva seu nome

> ou < não são permitidos

Only 40 characters allowed

Escreva seu apelido

> ou < não são permitidos

Only 40 characters allowed

Selecione seu país de residência

Escreva um endereço válido

> ou < não são permitidos

Only 150 characters allowed

Escreva sua cidade

> ou < não são permitidos

Only 35 characters allowed

Selecione seu estado

> or < are not allowed

Escreva seu CEP

Por favor indique um código postal válido

> or < are not allowed

Only 10 characters allowed

Escreva seu código postal

Por favor indique um código postal válido

> or < are not allowed

Only 10 characters allowed

Escreva o código do seu país

Escreva o código do seu país

> or < are not allowed

Escreva seu número de telefone

O número de telefone deve ter 10 dígitos

Insira um número de telefone válido

> or < are not allowed

Only 15 characters allowed

Escreva seu número de telefone

Insira um número de telefone válido

> or < are not allowed

Only 15 characters allowed

Explique mais sobre você

0/1000

Only 1000 characters allowed

> or < are not allowed

A caixa de seleção não está selecionada

SAIBA MAIS SOBRE NOSSA EMPRESA E NOSSOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTO NA FINRA BROKERCHECK.

 

Para saber mais sobre o negócio de investimentos do J.P. Morgan, incluindo nossas contas, produtos e serviços, bem como nosso relacionamento com você, consulte nosso Formulário CRS de J.P. Morgan Securities LLC e o Guia de Serviços de Investimento e Produtos de Corretagem.

JPMorgan Chase Bank, N.A.e suas afiliadas (coletivamente, "JPMCB") oferecem produtos de investimento que podem incluir contas administradas pelo banco e custódia como parte dos seus serviços fiduciários e de trust. Outros produtos e serviços de investimento, como contas de assessoria e corretagem são oferecidos através da J.P. Morgan Securities LLC("JPMS"), membro da FINRAe da SIPC. Produtos de seguros estão disponíveis por meio da Chase Insurance Agency, Inc. (CIA), uma agência de seguros licenciada, operando como Chase Insurance Agency Services, Inc., na Flórida. JPMCB e JPMS são empresas afiliadas sob controle da JPMorgan Chase & Co. Os produtos não estão disponíveis em todos os estados. Favor ler a Disposições Legais relacionada a estas páginas.

 

Por favor, leia o aviso legal para as afiliadas regionais do J.P. Morgan Private Bank e outras informações importantes em conjunto com estas páginas.

PRODUTOS DE INVESTIMENTO: • NÃO GARANTIDOS PELA FDIC • NÃO É DEPÓSITO NEM OUTRA OBRIGAÇÃO OU GARANTIA DA JPMORGAN CHASE BANK, N.A. OU QUALQUER DE SUAS AFILIADAS • INVESTIMENTO SUJEITO A RISCOS, INCLUSIVE A POSSÍVEL PERDA DO VALOR PRINCIPAL INVESTIDO
Produtos de depósito bancário, como contas correntes, contas de poupança, empréstimos bancários e serviços relacionados são oferecidos pelo JPMorgan Chase Bank, N.A. Membro da FDIC. Isto não é um compromisso de empréstimo. Todas as extensões de crédito estão sujeitas à aprovação do crédito.
Equal Housing Lender Icon