Resiliência do Portfólio

Construindo um portfólio resiliente

Aprender como aumentar a resiliência do seu portfólio pode ajudá-lo a se beneficiar dos ganhos do mercado e alcançar seus objetivos patrimoniais em diversos cenários econômicos.
Grace Peters, Global Head of Investment Strategy
Jacob Manoukian, U.S. Head of Investment Strategy
Published Mar 13, 2025
Os ganhos são impressionantes, sob qualquer parâmetro. No último ano, o patrimônio líquido das famílias nos EUA aumentou 11%, atingindo quase USD 160 trilhões.1 Desde 2019, o total cresceu 42%, com um terço desse aumento impulsionado pelos ganhos de mercado. Na zona do euro, o patrimônio das famílias aumentou para cerca de 60 trilhões de euros, acima dos menos de 50 trilhões de euros antes da pandemia. Desde o início de 2025, observamos um bom impulso por parte dos consumidores e empresas, o que reforça nosso otimismo de que os investidores podem continuar a observar retornos positivos.
11%
Patrimônio líquido das famílias nos EUA atinge quase USD 160 tri em 2024
42%
Aumento geral desde 2019

A necessidade de resiliência do portfólio

Contudo, é um momento desafiador, como os investidores foram lembrados pelas ondas de vendas no mercado de ações no final de janeiro e fevereiro.

O patrimônio líquido das famílias nos EUA dispara em meio a ganhos de mercado

Crescimento nas categorias de ativos de 2019 ao terceiro trimestre de 2024 (em trilhões de USD)

Um gráfico de barras comparando a distribuição de ativos familiares em 2019 e no terceiro trimestre de 2024 em seis categorias: Dinheiro e outros ativos, Imóveis, Ações corporativas e cotas de fundos mútuos, Ativos de aposentadoria, Interesses em negócios privados e Bens de consumo duráveis.
Fonte: Reserva Federal. Dados de 30 de setembro de 2024.

As avaliações de ações ainda elevadas, spreads de crédito apertados e posições concentradas, combinados com tensões geopolíticas contínuas e incertezas políticas crescentes (como as diversas forças cruzadas impactarão a inflação e o crescimento?), ressaltam a necessidade de resiliência do portfólio. Como aprendemos ao longo de vários ciclos, um portfólio resiliente é aquele que está posicionado para atingir suas metas patrimoniais em diversos cenários econômicos e de mercado. 

Como sempre, alguns fatores estão sob seu controle, enquanto outros não. É importante distinguir entre eles.

Prepare-se, reavalie e ajuste, conforme necessário.

Foque no que está sob seu controle: a revisão anual de patrimônio

O que está sob seu controle? Em primeiro lugar, estabelecer e revisar um plano patrimonial baseado em metas. Trabalhando com seu consultor, você pode classificar seu patrimônio em quatro categorias: liquidez (dinheiro suficiente em mãos); estilo de vida (para gastos ao longo da vida); legado (para herdeiros e beneficiários); e crescimento perpétuo (crescimento de capital em perpetuidade).

A resiliência do portfólio é especialmente importante na categoria de estilo de vida. Para gerar renda suficiente para os gastos ao longo da vida, é necessário ter uma carteira capaz de suportar muitos ciclos de negócios e de mercado. Com uma carteira resiliente, você pode ter mais confiança de que atingirá suas metas patrimoniais.

Dentre as questões a serem consideradas em uma "revisão anual de patrimônio" com seu consultor:

  • Você tem um plano patrimonial sólido?
  • Você se desviou da alocação estratégica de ativos do seu plano e, portanto, precisa reequilibrar seus ativos? Um exemplo comum de desvio: uma carteira investida 60% em ações e 40% em renda fixa no início de 2020 representa uma composição de 75%/25% hoje.
  • Existem posições concentradas na sua carteira? Nesse caso, pode ser prudente realizar alguns ganhos e reduzir o nível de concentração..
  • Você está preparado para suportar a volatilidade?

     

É claro que muitos fatores que impactam seu plano patrimonial estão além do seu controle.

Forças macroeconômicas – em particular, a combinação de crescimento e inflação – ajudam a determinar o preço dos ativos financeiros. Aqui, acreditamos que a trajetória da nova política da administração do presidente Trump será fundamental. Nossa visão básica do crescimento do PIB global prevê um crescimento sólido nos Estados Unidos, sem recessão nas economias desenvolvidas e uma economia ainda desequilibrada na China.

Em relação à inflação, as tarifas podem ser inflacionárias, assim como a nova política de imigração dos EUA, caso restrinja significativamente a oferta de mão de obra no país. Esperamos que as pressões inflacionárias sejam contidas. Entretanto, um portfólio resiliente gerencia tanto os riscos de alta quanto de baixa para o crescimento e a inflação.

Além disso, antecipamos um aumento na volatilidade, especialmente das ações. Lembre-se de que os últimos dois anos foram relativamente calmos para o mercado dos EUA. Ainda assim, as correções do S&P 500 dentro de um ano foram de 14% em média nos últimos 45 anos, mesmo que o mercado tenha terminado o ano em alta 79% das vezes.2 Isso sinaliza uma necessidade ainda maior de resiliência da carteira.

Já vimos isso antes: Não deixe a volatilidade atrapalhar seus planos

Quedas intra-anuais do S&P 500 e retornos anuais do calendário, %

Um gráfico de barras exibindo retornos anuais do calendário e quedas máximas. O gráfico usa barras azuis para representar retornos anuais do calendário e barras laranja para representar quedas máximas.
Fontes: FactSet, S&P. Os retornos são baseados apenas no índice de preços. As quedas intra-anuais referem-se às maiores quedas de mercado de um pico a um vale durante o ano. Os retornos mostrados são retornos anuais do calendário de 1980 até o ano atual. Dados de 14 de março de 2023. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. Não é possível investir diretamente em um índice.

Como fortalecer a resiliência do portfólio

Quais ações específicas você pode tomar ao tentar aumentar a resiliência da sua carteira?

1. Construa um núcleo resiliente

certifique-se de que seus investimentos principais — ações, renda fixa e alternativos diversificados, sempre que possível — estejam investidos globalmente e tenham como objetivo atingir um desempenho consistente. Identifique ativos específicos para ajudar a mitigar riscos extremos. Isso pode incluir ouro para risco geopolítico, infraestrutura básica para risco de inflação e notas estruturadas para uma ampla gama de resultados.

As ações podem servir como impulsionador do crescimento da sua carteira. Acreditamos que o tema do excepcionalismo dos EUA continuará, mas vemos benefícios na diversificação por região, setor e estilo.

2. Adicione elementos para mitigar perdas

para mitigar perdas em uma liquidação de ações desencadeada por um crescimento decepcionante, a renda fixa básica (dívida soberana e corporativa com grau de investimento) continua a desempenhar um papel vital como diversificador de carteira. No ambiente de taxas atual, ela também pode oferecer rendimentos atraentes. No entanto, enquanto os títulos podem ajudar a diversificar contra choques de crescimento, eles não podem proteger contra choques de inflação.

Considere usar ferramentas como o mercado de opções para alterar o perfil de risco e retorno dos ativos subjacentes. Essas estratégias podem potencialmente fornecer preservação de capital na baixa, enquanto aumentam o potencial de alta. Historicamente, descobrimos que notas estruturadas vinculadas a ações proporcionaram dois terços do retorno dos mercados de ações em geral e ao mesmo tempo – e isso é fundamental – proporcionaram retornos positivos em mercados de ações em baixa.

3. Gerencie riscos de inflação

alternativos, incluindo veículos relacionados a infraestrutura, imóveis e commodities, têm o potencial de ajudar a eliminar o risco de inflação. Eles também tendem a oferecer os benefícios adicionais de geralmente exibirem baixa correlação com ações e títulos. Considere oportunidades em infraestrutura e ouro.

Pronto para discutir a construção de resiliência do portfólio?
Entre em contato com sua equipe J.P. Morgan hoje.

2025: um bom ano para ativos de risco

Os gestores de portfólio às vezes falam sobre retorno por unidade de risco, ou retornos ajustados ao risco. Basicamente, qual é o retorno sobre o capital investido? Um portfólio resiliente visa proporcionar fortes retornos ajustados ao risco. Para reforçar a resiliência do seu portfólio e fortalecer seus retornos ajustados ao risco, você pode buscar retornos mais elevados e/ou menor volatilidade.

Estamos otimistas quanto aos retornos do mercado em 2025. Acreditamos que será um bom (embora não excelente) ano para ativos de risco, como ações e títulos high yield.

Mas as recentes correções do mercado nos lembram que a volatilidade é natural. Ao pensar em suas decisões de investimento, esteja psicologicamente preparado para mais volatilidade do mercado. Isso pode ajudar você a manter o curso.

Podemos ajudar: hora de revisar seu patrimônio

Ao fazer ou reavaliar seu plano patrimonial, pergunte-se o que você deseja alcançar com seu dinheiro e considere como seus objetivos podem ter mudado. Você tem uma meta específica? Como segmentar seus “pools” patrimoniais pode dar mais clareza sobre suas necessidades de investimento, ajudando você a investir e permanecer investido nos ativos certos para seus objetivos de longo prazo?

Como discutimos, procure aprofundar a resiliência do seu portfólio e reequilibrar sua base de ativos quando necessário. Independentemente do que os mercados reservam, um portfólio resiliente pode trazer mais confiança de que suas decisões de investimento estão alinhadas com suas intenções.

Perspectivas para 2025 Aproveitando a força

Nosso relatório Perspectivas para 2025 apresenta nossas principais ideias—25 para 2025—e explora os temas-chave que impulsionam os mercados globais. Sua carteira está bem posicionada para as oportunidades à frente?
Leia aqui

Investindo nos temas do futuro

Por que acreditamos que o potencial transformador da segurança e da infraestrutura merece um papel em sua estratégia de crescimento a longo prazo
Leia aqui

Trump 2.0 e o Futuro do Bloco Comercial da América do Norte

O presidente Donald Trump indica a possibilidade de impor uma tarifa de 25% nas exportações do México e do Canadá, citando uma potencial "emergência nacional" na fronteira entre os EUA e o México. Isso poderia ser uma tática para agilizar as negociações do USMCA com o Canadá e o México.
Leia aqui

1Board of Governors of the Federal Reserve System (U.S.), Households; Net Worth, Level, Federal Reserve Bank of St. Louis, 8 de novembro de 2024. 

2FactSet, S&P. Dados de 14 de março de 2023. Não é possível investir diretamente em um índice.

Definições Chave


O Índice S&P 500 é um índice amplo e não gerenciado que é usado como representação do mercado de ações dos EUA. Inclui 500 ações ordinárias amplamente mantidas. Os números de retorno total refletem o reinvestimento de dividendos. "S&P500" é uma marca registrada da Standard and Poor’s Corporation.

Informações Importantes


O preço dos títulos de ações pode subir ou cair devido a mudanças no mercado amplo ou mudanças na condição financeira de uma empresa, às vezes rapidamente ou de forma imprevisível. Os títulos de ações estão sujeitos ao "risco do mercado de ações", o que significa que os preços das ações em geral podem cair em períodos curtos ou prolongados.​

Investir em produtos de renda fixa está sujeito a certos riscos, incluindo taxa de juros, crédito, inflação, chamada, pré-pagamento e risco de reinvestimento. Qualquer título de renda fixa vendido ou resgatado antes do vencimento pode estar sujeito a ganho ou perda substancial.

Investir em ativos alternativos envolve riscos maiores do que investimentos tradicionais e é adequado apenas para investidores sofisticados. Investimentos alternativos envolvem riscos maiores do que investimentos tradicionais e não devem ser considerados um programa de investimento completo. Eles não são eficientes em termos fiscais e um investidor deve consultar seu consultor fiscal antes de investir. Investimentos alternativos têm taxas mais altas do que investimentos tradicionais e podem também ser altamente alavancados e envolver técnicas de investimento especulativas, o que pode aumentar o potencial de perda ou ganho de investimento. O valor do investimento pode cair assim como subir e os investidores podem receber de volta menos do que investiram.

Produtos estruturados envolvem derivativos e riscos que podem não ser adequados para todos os investidores. Os riscos mais comuns incluem, mas não se limitam a, risco de desenvolvimentos de mercado adversos ou não antecipados, risco de qualidade de crédito do emissor, risco de falta de padronização de preços, risco de eventos adversos envolvendo quaisquer obrigações de referência subjacentes, risco de alta volatilidade, risco de iliquidez/pouco ou nenhum mercado secundário, e conflitos de interesse. Antes de investir em um produto estruturado, os investidores devem revisar o documento de oferta, prospecto ou suplemento de prospecto que o acompanha para entender os termos reais e os principais riscos associados a cada produto estruturado individual. Quaisquer pagamentos em um produto estruturado estão sujeitos ao risco de crédito do emissor e/ou garantidor. Os investidores podem perder todo o seu investimento, ou seja, incorrer em uma perda ilimitada. Os riscos listados acima não são completos. Para uma lista mais abrangente dos riscos envolvidos com este produto específico, por favor, fale com seu representante da J.P. Morgan.

Saiba mais sobre como se tornar um cliente J.P. Morgan Private Bank.

Por favor, conte um pouco mais sobre você e nossa equipe entrará em contato.

*Informação requerida

Saiba mais sobre como se tornar um cliente J.P. Morgan Private Bank.

Por favor, conte um pouco mais sobre você e nossa equipe entrará em contato.

Escreva seu nome

> ou < não são permitidos

Only 40 characters allowed

Escreva seu apelido

> ou < não são permitidos

Only 40 characters allowed

Selecione seu país de residência

Escreva um endereço válido

> ou < não são permitidos

Only 150 characters allowed

Escreva sua cidade

> ou < não são permitidos

Only 35 characters allowed

Selecione seu estado

> or < are not allowed

Escreva seu CEP

Por favor indique um código postal válido

> or < are not allowed

Only 10 characters allowed

Escreva seu código postal

Por favor indique um código postal válido

> or < are not allowed

Only 10 characters allowed

Escreva o código do seu país

Escreva o código do seu país

> or < are not allowed

Escreva seu número de telefone

O número de telefone deve ter 10 dígitos

Insira um número de telefone válido

> or < are not allowed

Only 15 characters allowed

Escreva seu número de telefone

Insira um número de telefone válido

> or < are not allowed

Only 15 characters allowed

Explique mais sobre você

0/1000

Only 1000 characters allowed

> or < are not allowed

A caixa de seleção não está selecionada

SAIBA MAIS SOBRE NOSSA EMPRESA E NOSSOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTO NA FINRA BROKERCHECK.

 

Para saber mais sobre o negócio de investimentos do J.P. Morgan, incluindo nossas contas, produtos e serviços, bem como nosso relacionamento com você, consulte nosso Formulário CRS de J.P. Morgan Securities LLC e o Guia de Serviços de Investimento e Produtos de Corretagem.

JPMorgan Chase Bank, N.A.e suas afiliadas (coletivamente, "JPMCB") oferecem produtos de investimento que podem incluir contas administradas pelo banco e custódia como parte dos seus serviços fiduciários e de trust. Outros produtos e serviços de investimento, como contas de assessoria e corretagem são oferecidos através da J.P. Morgan Securities LLC("JPMS"), membro da FINRAe da SIPC. Produtos de seguros estão disponíveis por meio da Chase Insurance Agency, Inc. (CIA), uma agência de seguros licenciada, operando como Chase Insurance Agency Services, Inc., na Flórida. JPMCB e JPMS são empresas afiliadas sob controle da JPMorgan Chase & Co. Os produtos não estão disponíveis em todos os estados. Favor ler a Disposições Legais relacionada a estas páginas.

 

Por favor, leia o aviso legal para as afiliadas regionais do J.P. Morgan Private Bank e outras informações importantes em conjunto com estas páginas.

PRODUTOS DE INVESTIMENTO: • NÃO GARANTIDOS PELA FDIC • NÃO É DEPÓSITO NEM OUTRA OBRIGAÇÃO OU GARANTIA DA JPMORGAN CHASE BANK, N.A. OU QUALQUER DE SUAS AFILIADAS • INVESTIMENTO SUJEITO A RISCOS, INCLUSIVE A POSSÍVEL PERDA DO VALOR PRINCIPAL INVESTIDO
Produtos de depósito bancário, como contas correntes, contas de poupança, empréstimos bancários e serviços relacionados são oferecidos pelo JPMorgan Chase Bank, N.A. Membro da FDIC. Isto não é um compromisso de empréstimo. Todas as extensões de crédito estão sujeitas à aprovação do crédito.
Equal Housing Lender Icon