Resiliência do Portfólio
Construindo um portfólio resiliente
Jacob Manoukian, U.S. Head of Investment Strategy
Published Mar 13, 2025
A necessidade de resiliência do portfólio
—
O patrimônio líquido das famílias nos EUA dispara em meio a ganhos de mercado
Crescimento nas categorias de ativos de 2019 ao terceiro trimestre de 2024 (em trilhões de USD)
As avaliações de ações ainda elevadas, spreads de crédito apertados e posições concentradas, combinados com tensões geopolíticas contínuas e incertezas políticas crescentes (como as diversas forças cruzadas impactarão a inflação e o crescimento?), ressaltam a necessidade de resiliência do portfólio. Como aprendemos ao longo de vários ciclos, um portfólio resiliente é aquele que está posicionado para atingir suas metas patrimoniais em diversos cenários econômicos e de mercado.
Como sempre, alguns fatores estão sob seu controle, enquanto outros não. É importante distinguir entre eles.
Prepare-se, reavalie e ajuste, conforme necessário.
Foque no que está sob seu controle: a revisão anual de patrimônio
—
O que está sob seu controle? Em primeiro lugar, estabelecer e revisar um plano patrimonial baseado em metas. Trabalhando com seu consultor, você pode classificar seu patrimônio em quatro categorias: liquidez (dinheiro suficiente em mãos); estilo de vida (para gastos ao longo da vida); legado (para herdeiros e beneficiários); e crescimento perpétuo (crescimento de capital em perpetuidade).
A resiliência do portfólio é especialmente importante na categoria de estilo de vida. Para gerar renda suficiente para os gastos ao longo da vida, é necessário ter uma carteira capaz de suportar muitos ciclos de negócios e de mercado. Com uma carteira resiliente, você pode ter mais confiança de que atingirá suas metas patrimoniais.
Dentre as questões a serem consideradas em uma "revisão anual de patrimônio" com seu consultor:
- Você tem um plano patrimonial sólido?
- Você se desviou da alocação estratégica de ativos do seu plano e, portanto, precisa reequilibrar seus ativos? Um exemplo comum de desvio: uma carteira investida 60% em ações e 40% em renda fixa no início de 2020 representa uma composição de 75%/25% hoje.
- Existem posições concentradas na sua carteira? Nesse caso, pode ser prudente realizar alguns ganhos e reduzir o nível de concentração..
- Você está preparado para suportar a volatilidade?
É claro que muitos fatores que impactam seu plano patrimonial estão além do seu controle.
Forças macroeconômicas – em particular, a combinação de crescimento e inflação – ajudam a determinar o preço dos ativos financeiros. Aqui, acreditamos que a trajetória da nova política da administração do presidente Trump será fundamental. Nossa visão básica do crescimento do PIB global prevê um crescimento sólido nos Estados Unidos, sem recessão nas economias desenvolvidas e uma economia ainda desequilibrada na China.
Em relação à inflação, as tarifas podem ser inflacionárias, assim como a nova política de imigração dos EUA, caso restrinja significativamente a oferta de mão de obra no país. Esperamos que as pressões inflacionárias sejam contidas. Entretanto, um portfólio resiliente gerencia tanto os riscos de alta quanto de baixa para o crescimento e a inflação.
Já vimos isso antes: Não deixe a volatilidade atrapalhar seus planos
Quedas intra-anuais do S&P 500 e retornos anuais do calendário, %
Como fortalecer a resiliência do portfólio
Quais ações específicas você pode tomar ao tentar aumentar a resiliência da sua carteira?
—
1. Construa um núcleo resiliente
certifique-se de que seus investimentos principais — ações, renda fixa e alternativos diversificados, sempre que possível — estejam investidos globalmente e tenham como objetivo atingir um desempenho consistente. Identifique ativos específicos para ajudar a mitigar riscos extremos. Isso pode incluir ouro para risco geopolítico, infraestrutura básica para risco de inflação e notas estruturadas para uma ampla gama de resultados.
As ações podem servir como impulsionador do crescimento da sua carteira. Acreditamos que o tema do excepcionalismo dos EUA continuará, mas vemos benefícios na diversificação por região, setor e estilo.
2. Adicione elementos para mitigar perdas
para mitigar perdas em uma liquidação de ações desencadeada por um crescimento decepcionante, a renda fixa básica (dívida soberana e corporativa com grau de investimento) continua a desempenhar um papel vital como diversificador de carteira. No ambiente de taxas atual, ela também pode oferecer rendimentos atraentes. No entanto, enquanto os títulos podem ajudar a diversificar contra choques de crescimento, eles não podem proteger contra choques de inflação.
Considere usar ferramentas como o mercado de opções para alterar o perfil de risco e retorno dos ativos subjacentes. Essas estratégias podem potencialmente fornecer preservação de capital na baixa, enquanto aumentam o potencial de alta. Historicamente, descobrimos que notas estruturadas vinculadas a ações proporcionaram dois terços do retorno dos mercados de ações em geral e ao mesmo tempo – e isso é fundamental – proporcionaram retornos positivos em mercados de ações em baixa.
3. Gerencie riscos de inflação
alternativos, incluindo veículos relacionados a infraestrutura, imóveis e commodities, têm o potencial de ajudar a eliminar o risco de inflação. Eles também tendem a oferecer os benefícios adicionais de geralmente exibirem baixa correlação com ações e títulos. Considere oportunidades em infraestrutura e ouro.
2025: um bom ano para ativos de risco
—
Estamos otimistas quanto aos retornos do mercado em 2025. Acreditamos que será um bom (embora não excelente) ano para ativos de risco, como ações e títulos high yield.
Mas as recentes correções do mercado nos lembram que a volatilidade é natural. Ao pensar em suas decisões de investimento, esteja psicologicamente preparado para mais volatilidade do mercado. Isso pode ajudar você a manter o curso.
Podemos ajudar: hora de revisar seu patrimônio
—
Ao fazer ou reavaliar seu plano patrimonial, pergunte-se o que você deseja alcançar com seu dinheiro e considere como seus objetivos podem ter mudado. Você tem uma meta específica? Como segmentar seus “pools” patrimoniais pode dar mais clareza sobre suas necessidades de investimento, ajudando você a investir e permanecer investido nos ativos certos para seus objetivos de longo prazo?
Como discutimos, procure aprofundar a resiliência do seu portfólio e reequilibrar sua base de ativos quando necessário. Independentemente do que os mercados reservam, um portfólio resiliente pode trazer mais confiança de que suas decisões de investimento estão alinhadas com suas intenções.
Perspectivas para 2025 Aproveitando a força
Investindo nos temas do futuro
Trump 2.0 e o Futuro do Bloco Comercial da América do Norte
Definições Chave
O Índice S&P 500 é um índice amplo e não gerenciado que é usado como representação do mercado de ações dos EUA. Inclui 500 ações ordinárias amplamente mantidas. Os números de retorno total refletem o reinvestimento de dividendos. "S&P500" é uma marca registrada da Standard and Poor’s Corporation.