Por que e como criar um family office?

Cada vez mais famílias com patrimônio multigeracional estão aderindo aos serviços de family office para ajudá-las a administrar, manter e expandir seus ativos financeiros e não financeiros. O family office compreende uma gama personalizada de benefícios significativos com base nas necessidades específicas de cada família e nos objetivos de administração de fortunas – desde a gestão holística e personalizada de ativos financeiros até serviços profissionais e administrativos centralizados, estratégias de governança e construção de um legado duradouro.
O primeiro passo para determinar se sua família precisa realmente de serviços de family office – e a abordagem certa para atender às suas necessidades – é levar em consideração quatro pontos fundamentais para a tomada de decisão:
1. Por que você está pensando em contratar serviços de family office?
Há vários catalisadores que podem levar uma família a considerar a criação de um family office, como um evento de liquidez, crescente complexidade dos recursos familiares ou mesmo o fato da família estar crescendo. Embora possa ser tentador ir direto para os tipos de serviços que você gostaria que o family office fornecesse, pode ser ainda mais importante dar um passo para trás e analisar tais serviços no contexto da perspectiva e valores gerais da família. Ao fazer isso, é possível definir o propósito pretendido do family office a partir de uma perspectiva mais estratégica, ajudando a posicioná-lo para o sucesso a longo prazo.
2. Quem serão as principais partes interessadas?
Em seguida, estabeleça uma compreensão clara de quem será atendido pelo family office, como eles estão relacionados e como irão interagir entre si. Neste ponto, também pode ser importante fazer um inventário do capital familiar (por exemplo, principais negócios operacionais, outras empresas/entidades operacionais, investimentos financeiros e pagamentos de lucros/dividendos) e compromissos de gastos (por exemplo, estilo de vida, filantropia, impostos).
Segundo nosso recente relatório Global Family office de 2024, cerca de um quarto (24%) dos serviços de family office atendem apenas a um domicílio, cerca de metade (52%) atende de dois a cinco domicílios e cerca de um quarto (24%) atende a seis ou mais. Mais da metade (56%) atende apenas a uma ou duas gerações.![]()
3. Que tipos de serviços e estruturas são pertinentes?
Serviços: A maioria dos family offices são criados inicialmente para gerenciar o patrimônio financeiro da família.
No entanto, o escopo dos serviços que podem ser prestados é praticamente ilimitado. Uma vez que o escopo dos serviços é determinado, a família pode começar a avaliar possíveis recursos e considerações de custo, e se os serviços específicos são melhor gerenciados internamente, terceirizados ou por meio de uma abordagem híbrida.
Gama de serviços e questões associadas a serem consideradas
Estruturas: O family office pode assumir várias formas e atender uma ou várias famílias. No entanto, a maioria se enquadra em um de três arquétipos:
4. Como começar a elaborar um plano de negócios
Tudo pronto para colocar as mãos na massa? Então é hora de começar a criar um plano de negócios em torno de como você pode implementar sua visão estratégica em um projeto real.
- Comece elaborando a declaração de missão, estabelecendo a estrutura legal prevista e definindo diretrizes claras para a tomada de decisões e governança em investimentos e outras decisões importantes.
- Defina as questões específicas sobre custo, levando em conta a equipe (interna e terceirizada), operações, tecnologia e segurança cibernética, impostos, contabilidade e outros serviços de consultoria.
- Determine o modelo econômico esperado e como os custos serão pagos.
- Avalie quanto tempo espera dedicar ao empreendimento.
- Defina quem irá liderar o family office e se outros membros da família estão dispostos e aptos a participar.
Também pode ser importante começar a avaliar se há total apoio da família em relação a essas questões. Aqui é onde você começa a focar nos detalhes. E não se esqueça: você não precisa fazer isso sozinho.
Nós podemos ajudar
Sua equipe do J.P. Morgan pode ajudar a lidar com as oportunidades e complexidades de decidir se um family office pode ser adequado para sua família. Entre em contato conosco hoje para discutir suas opções e obter mais informações sobre family offices.
Experimente todas as possibilidades do seu patrimônio
Podemos ajudá-lo(a) a atravessar um cenário financeiro complexo. Fale conosco.
Contate-nos