Escritório familiar

Por que e como criar um family office?

Cada vez mais famílias com patrimônio multigeracional estão aderindo aos serviços de family office para ajudá-las a administrar, manter e expandir seus ativos financeiros e não financeiros. O family office compreende uma gama personalizada de benefícios significativos com base nas necessidades específicas de cada família e nos objetivos de administração de fortunas – desde a gestão holística e personalizada de ativos financeiros até serviços profissionais e administrativos centralizados, estratégias de governança e construção de um legado duradouro.

O primeiro passo para determinar se sua família precisa realmente de serviços de family office – e a abordagem certa para atender às suas necessidades – é levar em consideração quatro pontos fundamentais para a tomada de decisão:  

1. Por que você está pensando em contratar serviços de family office?

Há vários catalisadores que podem levar uma família a considerar a criação de um family office, como um evento de liquidez, crescente complexidade dos recursos familiares ou mesmo o fato da família estar crescendo. Embora possa ser tentador ir direto para os tipos de serviços que você gostaria que o family office fornecesse, pode ser ainda mais importante dar um passo para trás e analisar tais serviços no contexto da perspectiva e valores gerais da família. Ao fazer isso, é possível definir o propósito pretendido do family office a partir de uma perspectiva mais estratégica, ajudando a posicioná-lo para o sucesso a longo prazo.

2. Quem serão as principais partes interessadas?

Em seguida, estabeleça uma compreensão clara de quem será atendido pelo family office, como eles estão relacionados e como irão interagir entre si. Neste ponto, também pode ser importante fazer um inventário do capital familiar (por exemplo, principais negócios operacionais, outras empresas/entidades operacionais, investimentos financeiros e pagamentos de lucros/dividendos) e compromissos de gastos (por exemplo, estilo de vida, filantropia, impostos).

Segundo nosso recente relatório Global Family office de 2024, cerca de um quarto (24%) dos serviços de family office atendem apenas a um domicílio, cerca de metade (52%) atende de dois a cinco domicílios e cerca de um quarto (24%) atende a seis ou mais. Mais da metade (56%) atende apenas a uma ou duas gerações.

3. Que tipos de serviços e estruturas são pertinentes?

Serviços: A maioria dos family offices são criados inicialmente para gerenciar o patrimônio financeiro da família.

No entanto, o escopo dos serviços que podem ser prestados é praticamente ilimitado. Uma vez que o escopo dos serviços é determinado, a família pode começar a avaliar possíveis recursos e considerações de custo, e se os serviços específicos são melhor gerenciados internamente, terceirizados ou por meio de uma abordagem híbrida.

Gama de serviços e questões associadas a serem consideradas

Fonte: Is it Time to Start a Family office, J.P. Morgan Private Bank, 2024.

Estruturas:
 O family office pode assumir várias formas e atender uma ou várias famílias. No entanto, a maioria se enquadra em um de três arquétipos:
Family offices independentes também podem assumir várias formas jurídicas, cada uma com diferentes atributos fiscais, incluindo a possível dedutibilidade de despesas. É importante estar ciente dos possíveis requisitos regulatórios e buscar assessoria jurídica e tributária profissional nesta fase.

4. Como começar a elaborar um plano de negócios

Tudo pronto para colocar as mãos na massa? Então é hora de começar a criar um plano de negócios em torno de como você pode implementar sua visão estratégica em um projeto real.

  • Comece elaborando a declaração de missão, estabelecendo a estrutura legal prevista e definindo diretrizes claras para a tomada de decisões e governança em investimentos e outras decisões importantes. 
  • Defina as questões específicas sobre custo, levando em conta o pessoal (interno e terceirizado), operações, tecnologia e segurança cibernética, impostos, contabilidade e outros serviços de consultoria.
  • Determine o modelo econômico esperado e como os custos serão pagos.
  • Avalie quanto tempo espera dedicar ao empreendimento.
  • Defina quem irá liderar o family office e se outros membros da família estão dispostos e aptos a participar.

Também pode ser importante começar a avaliar se há total apoio da família em relação a essas questões. Aqui é onde você começa a focar nos detalhes. E não se esqueça: você não precisa fazer isso sozinho.

Nós podemos ajudar

Sua equipe do J.P. Morgan pode ajudar a lidar com as oportunidades e complexidades de decidir se um family office pode ser adequado para sua família. Entre em contato conosco hoje para discutir suas opções e obter mais informações sobre family offices.

 

Pensando em contratar serviços de familly office? Quatro pontos importantes que não pode deixar de lado na sua decisão.

Experimente todas as possibilidades do seu patrimônio

Podemos ajudá-lo(a) a atravessar um cenário financeiro complexo. Fale conosco.

Contate-nos
Informação importante

PRINCIPAIS RISCOS

Este material é meramente informativo e pode informá-lo(a) sobre alguns produtos e serviços oferecidos por empresas de banco privado do JPMorgan Chase & Co. (“JPM”). Os produtos e serviços descritos, bem como taxas, encargos e taxas de juros associados estão sujeitos a mudança de acordo com os contratos da conta em questão e podem variar conforme a localização geográfica. Nem todos os produtos e serviços são oferecidos em todas as localidades.

Caso você seja uma pessoa com deficiência e precise de suporte adicional para acessar este material, por favor, entre em contato com a sua equipe do J.P. Morgan ou nos envie um e-mail no endereço: accessibility.support@jpmorgan.com para assistência. Leia todas as Informações Importantes.

RISCOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Qualquer visão, estratégia ou produto discutido neste material pode não ser adequada a todas as pessoas e estão sujeitos a riscos. Os investidores podem receber menos do que investiram e o desempenho no passado não é um indicativo confiável de resultados futuros. A alocação de ativos não garante lucro ou protege contra perdas. Nenhum item deste material deve ser utilizado de forma isolada com o objetivo de tomar uma decisão de investimento. Você deve avaliar cuidadosamente se os serviços, produtos, classes de ativos (ex.: títulos, renda fixa, investimentos alternativos, commodities, etc.) ou estratégias discutidas estão adequados às suas necessidades. Também é necessário considerar os objetivos, riscos, encargos e despesas associados com um serviço, produto ou estratégia de investimento antes de tomar uma decisão de investimento. Para isso e para informações mais completas, inclusive discussões sobre os seus objetivos/situação, entre em contato com a sua equipe do J.P. Morgan.

NÃO-COMPROMETIMENTO

Algumas informações contidas neste material são consideradas confiáveis; entretanto, o JPM não garante a sua exatidão, confiabilidade ou completude, nem se responsabiliza por perdas ou danos (diretos ou indiretos) resultantes do uso de todo ou de parte deste material. Não há declaração ou garantia alguma referente aos cálculos, gráficos, tabelas, diagramas ou comentários neste material, que são fornecidos apenas para fins ilustrativos/de referência. As visões, opiniões, estimativas e estratégias expressas neste material constituem nossa avaliação com base nas atuais condições de mercado e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. O JPM não assume qualquer obrigação de atualizar as informações neste material caso essas venham a mudar. Visões, opiniões, estimativas e estratégias expressas no presente documento podem diferir daquelas expressas por outras áreas do JPM, visões expressas em outros contextos e para outros fins, e este material não deve ser considerado um relatório de pesquisa. Os resultados e riscos projetados estão embasados exclusivamente nos exemplos hipotéticos citados, e resultados e riscos reais poderão variar dependendo das condições específicas. Declarações prospectivas não devem ser consideradas garantias ou previsões de eventos futuros.

Este documento não deve ser interpretado como resultando em algum dever de diligência ou relacionamento de consultoria com você ou algum terceiro. Nada neste documento deve ser entendido como uma oferta, solicitação, recomendação ou assessoria (seja financeira, contábil, jurídica, fiscal ou outros) dada pelo J.P. Morgan e/ou seus diretores ou empregados, independentemente de esta comunicação ter sido fornecida por solicitação sua. O J.P. Morgan e suas coligadas e empregados não oferecem assessoria fiscal, jurídica ou contábil. Você deve consultar os seus próprios assessores fiscais, jurídicos ou contábeis antes de efetuar alguma transação financeira.

© 2024 JPMorgan Chase & Co. Todos los derechos reservados.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSA EMPRESA E NOSSOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTO NA FINRA BROKERCHECK.

 

Para saber mais sobre o negócio de investimentos do J.P. Morgan, incluindo nossas contas, produtos e serviços, bem como nosso relacionamento com você, consulte nosso Formulário CRS de J.P. Morgan Securities LLC e o Guia de Serviços de Investimento e Produtos de Corretagem.

JPMorgan Chase Bank, N.A.e suas afiliadas (coletivamente, "JPMCB") oferecem produtos de investimento que podem incluir contas administradas pelo banco e custódia como parte dos seus serviços fiduciários e de trust. Outros produtos e serviços de investimento, como contas de assessoria e corretagem são oferecidos através da J.P. Morgan Securities LLC("JPMS"), membro da FINRAe da SIPC. Produtos de seguros estão disponíveis por meio da Chase Insurance Agency, Inc. (CIA), uma agência de seguros licenciada, operando como Chase Insurance Agency Services, Inc., na Flórida. JPMCB e JPMS são empresas afiliadas sob controle da JPMorgan Chase & Co. Os produtos não estão disponíveis em todos os estados. Favor ler a Disposições Legais relacionada a estas páginas.

PRODUTOS DE INVESTIMENTO: • NÃO GARANTIDOS PELA FDIC • NÃO É DEPÓSITO NEM OUTRA OBRIGAÇÃO OU GARANTIA DA JPMORGAN CHASE BANK, N.A. OU QUALQUER DE SUAS AFILIADAS • INVESTIMENTO SUJEITO A RISCOS, INCLUSIVE A POSSÍVEL PERDA DO VALOR PRINCIPAL INVESTIDO
Produtos de depósito bancário, como contas correntes, contas de poupança, empréstimos bancários e serviços relacionados são oferecidos pelo JPMorgan Chase Bank, N.A. Membro da FDIC. Isto não é um compromisso de empréstimo. Todas as extensões de crédito estão sujeitas à aprovação do crédito.
Equal Housing Lender Icon