Economia e mercados

América Latina: O que esperar em 2024?

18 de jan de 2024

Grande parte dos indicadores econômicos aponta para um cenário de aterrissagem suave.

Uma aterrissagem suave em todos os contextos. Depois do “rali generalizado”, graças a uma perspectiva global mais positiva do que o esperado, tanto as ações como os títulos de renda fixa experimentaram um grande aumento no início deste ano, impulsionando a confiança do mercado a um nível recorde desde o final de 2021 ( quando o S&P 500 atingiu recordes  históricos). Afinal, a inflação global finalmente diminuiu, o que abriu caminho para que os bancos centrais das economias desenvolvidas iniciem o ciclo de flexibilização. Além disso, quase todos os indicadores econômicos dos Estados Unidos voltaram aos níveis pré-pandêmicos: nos últimos seis meses, o Índice de Preços de Gastos com Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) anualizado se manteve em 1,9% e a maioria dos dados do mercado de trabalho se normalizou.

Na América Latina, surpreendentemente, a maioria dos indicadores econômicos aponta para o mesmo cenário de aterrissagem suave. Vale lembrar que quase todos os bancos centrais da América Latina começaram a reduzir as taxas há meses, com exceção do México, pois as taxas restritivas estavam tendo o efeito pretendido na economia. Portanto, pode-se dizer que a região tem uma vantagem comparável. Avançando para hoje, o crescimento se manteve resiliente (variando de país para país) e uma lenta desaceleração da inflação abriu caminho para a flexibilização (ainda maior) em toda a região. Daqui para frente, o ritmo com que os bancos centrais cortarão as taxas será principalmente ditado pela inflação. Um fato, no entanto, é certo: é esperado que as taxas de juros diminuam de forma geral.

Taxas e expectativas dos bancos centrais

%

Fonte: Bloomberg Finance L.P. Dados de 30 de novembro de 2023.
BCE (Banco Central Europeu).
Este gráfico mostra as taxas dos bancos centrais e as expectativas para os EUA, BCE (Banco Central Europeu), México, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, de 2021 a 2024 (estimado).

Nos últimos meses de 2023, toda a região experimentou um grande impulso, particularmente no México e no Brasil. As atividades econômicas no Chile e no Peru estiveram entre as mais afetadas, mas se recuperaram no final. A Colômbia, por outro lado, ainda sofre com a inflação elevada enquanto sua economia continua enfraquecendo. Aqui é onde o ritmo do processo de flexibilização começa a diferir entre cada país, assim como as expectativas econômicas. A seguir, o que esperar para 2024 em termos de inflação, taxas, mercado de câmbio e crescimento:

  • Inflação: vemos a luz no fim do túnel. Embora a inflação em algumas regiões tenha sido mais persistente do que o esperado, principalmente na Colômbia e no México, parece que o nível restritivo de taxas está cumprindo seu objetivo. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do México continua a surpreender positivamente (com a última medição sendo mais alta do que o esperado), o que explica por que o Banco Central esperou tanto tempo antes de cortar as taxas. Por sua vez, embora a recuperação da atividade econômica tenha gerado alguns picos no Chile e no Peru, todas os os sinais apontam para um processo de desinflação no futuro.

Esperamos que o processo de desinflação continue

IPC, variação a.a., %

Fonte: J.P. Morgan e Bloomberg Finance L.P. Dados em 9 de janeiro de 2024.
Este gráfico mostra a variação percentual a.a. no Índice de preços ao consumidor na Colômbia, Chile, Brasil, México e Peru, juntamente com as estimativas de 2024 do J.P. Morgan.
  • Taxas de juros oficiais: o ciclo de flexibilização continua à medida que a inflação se dissipa. Como apontamos no primeiro gráfico acima, esperamos que as taxas na América Latina diminuam em média 385 pontos básicos.  Espera-se que o Banco Central do México as reduza em março e o resto da região realize cortes graduais. A única incógnita é o ritmo em que serão realizados.

Quais implicações isso tem para o mercado de câmbio? Taxas de juros mais baixas implicam intrinsecamente uma deterioração das moedas locais, pois perdem o suporte do carry trade. Assim, considerando, o crescimento econômico resiliente, esperamos que as moedas se desvalorizem em média 4%. Em última análise, um cenário econômico mais forte requer um ciclo de flexibilização mais suave!

Taxas de câmbio oficiais

Dólar/moneda local

Fonte: J.P. Morgan. Dados em 9 de janeiro de 2024.
Este gráfico mostra as taxas de câmbio oficiais para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º trimestres de 2024, no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
  • Crescimento: misto, mas – no geral – acima do potencial. O crescimento resiliente tem sido impulsionado principalmente pelo mercado de trabalho, o crescimento interno, a demanda externa e a produção industrial, particularmente no México e no Brasil. À medida que os bancos centrais aliviam as condições financeiras, esperamos ver a atividade econômica se recuperar no Peru e no Chile, enquanto ela suaviza no México, Brasil e Colômbia. Neste cenário, a Colômbia apresenta maiores riscos, devido à sua economia estagnada.

É esperado que o crescimento permaneça forte ou até mesmo se reacelere em alguns casos

PIB, variação a.a., %

Fonte: J.P. Morgan. Dados em 9 de janeiro de 2024.
Este gráfico mostra a variação percentual a.a. do Produto Interno Bruto (PIB) para México, Peru, Chile, Brasil e Colômbia, tanto para 2023 (estimado) quanto para 2024 (estimado).

Saiba mais sobre como se tornar um cliente J.P. Morgan Private Bank.

Por favor, conte um pouco mais sobre você e nossa equipe entrará em contato.

*Informação requerida

Saiba mais sobre como se tornar um cliente J.P. Morgan Private Bank.

Por favor, conte um pouco mais sobre você e nossa equipe entrará em contato.

Escreva seu nome

> ou < não são permitidos

Only 40 characters allowed

Escreva seu apelido

> ou < não são permitidos

Only 40 characters allowed

Selecione seu país de residência

Escreva um endereço válido

> ou < não são permitidos

Only 150 characters allowed

Escreva sua cidade

> ou < não são permitidos

Only 35 characters allowed

Selecione seu estado

> or < are not allowed

Escreva seu CEP

Por favor indique um código postal válido

> or < are not allowed

Only 10 characters allowed

Escreva seu código postal

Por favor indique um código postal válido

> or < are not allowed

Only 10 characters allowed

Escreva o código do seu país

Escreva o código do seu país

> or < are not allowed

Escreva seu número de telefone

O número de telefone deve ter 10 dígitos

Insira um número de telefone válido

> or < are not allowed

Only 15 characters allowed

Escreva seu número de telefone

Insira um número de telefone válido

> or < are not allowed

Only 15 characters allowed

Explique mais sobre você

0/1000

Only 1000 characters allowed

> or < are not allowed

A caixa de seleção não está selecionada

Seu Histórico Recente

SAIBA MAIS SOBRE NOSSA EMPRESA E NOSSOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTO NA FINRA BROKERCHECK.

 

Para saber mais sobre o negócio de investimentos do J.P. Morgan, incluindo nossas contas, produtos e serviços, bem como nosso relacionamento com você, consulte nosso Formulário CRS de J.P. Morgan Securities LLC e o Guia de Serviços de Investimento e Produtos de Corretagem.

JPMorgan Chase Bank, N.A.e suas afiliadas (coletivamente, "JPMCB") oferecem produtos de investimento que podem incluir contas administradas pelo banco e custódia como parte dos seus serviços fiduciários e de trust. Outros produtos e serviços de investimento, como contas de assessoria e corretagem são oferecidos através da J.P. Morgan Securities LLC("JPMS"), membro da FINRAe da SIPC. Produtos de seguros estão disponíveis por meio da Chase Insurance Agency, Inc. (CIA), uma agência de seguros licenciada, operando como Chase Insurance Agency Services, Inc., na Flórida. JPMCB e JPMS são empresas afiliadas sob controle da JPMorgan Chase & Co. Os produtos não estão disponíveis em todos os estados. Favor ler a Disposições Legais relacionada a estas páginas.

PRODUTOS DE INVESTIMENTO: • NÃO GARANTIDOS PELA FDIC • NÃO É DEPÓSITO NEM OUTRA OBRIGAÇÃO OU GARANTIA DA JPMORGAN CHASE BANK, N.A. OU QUALQUER DE SUAS AFILIADAS • INVESTIMENTO SUJEITO A RISCOS, INCLUSIVE A POSSÍVEL PERDA DO VALOR PRINCIPAL INVESTIDO
Produtos de depósito bancário, como contas correntes, contas de poupança, empréstimos bancários e serviços relacionados são oferecidos pelo JPMorgan Chase Bank, N.A. Membro da FDIC. Isto não é um compromisso de empréstimo. Todas as extensões de crédito estão sujeitas à aprovação do crédito.
Equal Housing Lender Icon