Economia e mercados
1 minuto de leitura
Nas nossas Perspectivas do meio do ano de 2024: Diante de uma economia forte em um mundo frágil, incentivamos os investidores a pensarem em maneiras de melhor proteger sua situação financeira dos riscos decorrentes de questões geopolíticas, enquanto aproveitam as oportunidades que podem surgir. Esse conceito é válido globalmente, e a América Latina não é uma exceção. As maiores regiões da América Latina, assim como muitos outros países de mercados desenvolvidos, demonstraram um sólido crescimento econômico e impulso. No entanto, vários eventos idiossincráticos têm afetado negativamente a percepção em torno dos ativos da América Latina e aumentado o prêmio de risco – limitando consequentemente os ciclos de flexibilização dos bancos centrais. Depois da última atualização que fizemos, apresentamos nossas mais recentes reflexões sobre a região.
O desempenho passado não é garantia de resultados futuros. Não é possível investir diretamente num índice
No México, os mercados reagiram de forma bastante negativa às eleições. Na nossa opinião, a movimentação no câmbio e nas ações parece exagerada – o MXN teve uma depreciação de cerca de 7% e as ações caíram cerca de 12% desde as eleições. Dito isso, enquanto esperamos ver algum grau de normalização adiante, também acreditamos que a volatilidade permanecerá elevada à medida que as campanhas eleitorais nos EUA se intensificarem.
Até o momento, o Peru tem liderado o desempenho entre os países da região andina (e também em comparação com Brasil e México), impulsionado sobretudo pelos ventos favoráveis das commodities e pelo considerável progresso no combate à inflação, apesar dos recentes desafios fiscais. Dito isso, desde maio, as ações caíram cerca de 3% enquanto a moeda depreciou cerca de 2%. De maneira semelhante, o peso colombiano depreciou cerca de 5% enquanto as ações caíram 3%, ao passo em que o peso chileno permaneceu estável, alinhado às ações.
No geral, vários eventos idiossincráticos têm dominado recentemente, levando a uma maior volatilidade, mas continuamos a acreditar que a região como um todo está em uma posição sólida. O prêmio de risco certamente aumentou devido às idiossincrasias de cada região e à incerteza decorrente do panorama global. Ainda assim, os consumidores resilientes têm sustentado o cenário econômico até agora e é esperado que as tendências cíclicas continuem à medida que os bancos centrais prosseguem com seus ciclos de flexibilização, embora as taxas devam permanecer elevadas por mais tempo.
Podemos ajudá-lo(a) a atravessar um cenário financeiro complexo. Fale conosco.
Contate-nosSAIBA MAIS SOBRE NOSSA EMPRESA E NOSSOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTO NA FINRA BROKERCHECK.
Para saber mais sobre o negócio de investimentos do J.P. Morgan, incluindo nossas contas, produtos e serviços, bem como nosso relacionamento com você, consulte nosso Formulário CRS de J.P. Morgan Securities LLC e o Guia de Serviços de Investimento e Produtos de Corretagem.
JPMorgan Chase Bank, N.A.e suas afiliadas (coletivamente, "JPMCB") oferecem produtos de investimento que podem incluir contas administradas pelo banco e custódia como parte dos seus serviços fiduciários e de trust. Outros produtos e serviços de investimento, como contas de assessoria e corretagem são oferecidos através da J.P. Morgan Securities LLC("JPMS"), membro da FINRAe da SIPC. Produtos de seguros estão disponíveis por meio da Chase Insurance Agency, Inc. (CIA), uma agência de seguros licenciada, operando como Chase Insurance Agency Services, Inc., na Flórida. JPMCB e JPMS são empresas afiliadas sob controle da JPMorgan Chase & Co. Os produtos não estão disponíveis em todos os estados. Favor ler a Disposições Legais relacionada a estas páginas.