Planejamento baseado em metas
1 minuto de leitura
Agora é o momento ideal para comprar uma casa de luxo? Uma recente alta nos valores de casas de luxo, juntamente com taxas de hipoteca mais altas, tem feito com que algumas pessoas se perguntem se devem ficar de fora, pelo menos por um tempo.
Nossa visão: evite a cautela em excesso. Temos identificado um bom valor em todo o mercado dos EUA, em parte porque a dinâmica do mercado imobiliário de luxo mudou de formas que nem sempre são bem compreendidas.
A situação do mercado de luxo, definido como os 10% mais altos dos valores de imóveis residenciais, não é afetada pela variação das taxas de hipoteca como o mercado imobiliário, em geral. Em vez disso, as mudanças no patrimônio – o aumento do patrimônio líquido total – são os principais impulsionadores. Um aumento pós-pandemia na riqueza total dos lares de alta renda, juntamente com o maior uso da aviação privada e a ascensão do trabalho remoto, tem impulsionado ganhos consideráveis nos preços das residências de luxo.
Os preços das residências que não se enquadram na categoria de luxo também subiram, mas a um ritmo mais lento. Do quarto trimestre de 2019 ao quarto trimestre de 2023, os preços das residências de luxo aumentaram 65%, em comparação com um aumento de 40% para o mercado que não faz parte da categoria de luxo. Não é surpreendente notarmos uma considerável variação geográfica. Esses dados refletem uma variedade de fatores, incluindo diferenças nas taxas e regulamentações fiscais, bem como tendências na migração interna. Por exemplo, os preços medianos subiram 56% em Miami, na Flórida, enquanto os preços na cidade de Nova Iorque aumentaram 28%.1
Como discutimos em um artigo anterior, exacerbaram a crise de acessibilidade à habitação em alguns dos principais mercados imobiliários dos EUA.
Nossa análise lança luz sobre as tendências do mercado. Uma análise que realizamos não identificou uma relação estatisticamente significativa entre as taxas de hipoteca e os preços das residências de luxo (utilizamos dados da empresa imobiliária Miller Samuel). Por outro lado, encontramos uma relação entre as taxas de hipoteca e os preços das casas que não são de luxo, já que taxas mais altas exercem pressão negativa sobre os preços das casas, e taxas mais baixas elevam os preços.
Nossa análise conclui que a variação nas taxas de hipoteca nos últimos anos (de um pouco menos de 3% para um pouco mais de 7%), causaria uma queda de 8,2% nos valores das residências em geral, mantidas todas as outras variáveis iguais (ver Apêndice, gráfico 1). Porém, para o mercado de luxo, esse aumento nas taxas de hipoteca não afetaria materialmente os preços das residências.
Mudanças no patrimônio – alterações no patrimônio líquido – são outra história. Conforme indicado no Apêndice, gráfico 2, nossa análise determina que mudanças no patrimônio têm o dobro do impacto nos valores das residências de luxo em comparação com as que não são de luxo.2 E, independentemente da métrica utilizada, o patrimônio das famílias nos Estados Unidos aumentou consideravelmente ao longo da última década.
Duas tendências interconectadas pós-COVID, o aumento do trabalho remoto e o aumento na aviação privada, tem impulsionado grande parte dos aumentos nos preços das residências de luxo. Embora o trabalho remoto seja hoje menos prevalente em comparação com o momento de pico da pandemia, ainda representa 28% dos dias de trabalho integral remunerados, em comparação com 7% antes da pandemia.3 Ao mesmo tempo, o uso da aviação privada aumentou bastante. Em 2022, o total de horas de voo de jatos privados nos EUA já estava 22% maior do que os níveis pré-pandemia.4
O aumento do trabalho remoto e o aumento da aviação privada mudaram o cálculo mental de muitos compradores de residências de luxo em potencial. Você pode ser um deles. Antes da pandemia, você pode ter considerado comprar uma casa de esqui, por exemplo, mas rejeitou a ideia porque achava que não a usaria o bastante. Mas se um jato particular pode levá-lo às montanhas em apenas algumas horas e você pode trabalhar lá conforme necessário, por que não? Cada vez mais, os compradores estão se sentindo muito mais confortáveis em possuir várias residências.
Outra tendência é menos quantificável, mas parece claramente estar elevando os preços: novas comodidades e uma qualidade ainda mais alta em propriedades de ponta. Por exemplo, os condomínios de luxo em Manhattan agora possuem restaurantes com estrelas Michelin. Uma futura residência de luxo em Miami incluirá elevadores privativos para os vários veículos de um residente.
À medida que os preços das residências de luxo continuam a subir, é fundamental garantir que você tenha a estratégia ideal para todos os aspectos da compra de uma casa. Entre as perguntas a considerar:
Então, sim, agora é um bom momento para comprar uma casa de luxo. Os preços superaram o mercado em geral, mas por razões muito válidas que não mostram sinais de diminuição. Assim como não vemos uma bolha no mercado de ações dos EUA, também não vemos uma bolha se formando no mercado imobiliário de luxo. Converse com sua equipe do J.P. Morgan sobre como traçar a melhor estratégia possível para a compra da sua próxima residência.
1Fontes: Miller Samuel, Associação Nacional de Corretores de Imóveis e Haver Analytics. Dados de 31 de dezembro de 2023.
2Em termos estatísticos, o coeficiente nas mudanças de riqueza é mais que o dobro para os preços de residências de luxo do que é para os preços de residências que não são de luxo. Os resultados da regressão para os coeficientes de taxa de hipoteca e riqueza são mostrados no apêndice.
3WFH Research. Dados de 1 de fevereiro de 2024.
4Argus TraqPak. Dados de 31 de dezembro de 2022.
Podemos ajudá-lo(a) a atravessar um cenário financeiro complexo. Fale conosco.
Contate-nosSAIBA MAIS SOBRE NOSSA EMPRESA E NOSSOS PROFISSIONAIS DE INVESTIMENTO NA FINRA BROKERCHECK.
Para saber mais sobre o negócio de investimentos do J.P. Morgan, incluindo nossas contas, produtos e serviços, bem como nosso relacionamento com você, consulte nosso Formulário CRS de J.P. Morgan Securities LLC e o Guia de Serviços de Investimento e Produtos de Corretagem.
JPMorgan Chase Bank, N.A.e suas afiliadas (coletivamente, "JPMCB") oferecem produtos de investimento que podem incluir contas administradas pelo banco e custódia como parte dos seus serviços fiduciários e de trust. Outros produtos e serviços de investimento, como contas de assessoria e corretagem são oferecidos através da J.P. Morgan Securities LLC("JPMS"), membro da FINRAe da SIPC. Produtos de seguros estão disponíveis por meio da Chase Insurance Agency, Inc. (CIA), uma agência de seguros licenciada, operando como Chase Insurance Agency Services, Inc., na Flórida. JPMCB e JPMS são empresas afiliadas sob controle da JPMorgan Chase & Co. Os produtos não estão disponíveis em todos os estados. Favor ler a Disposições Legais relacionada a estas páginas.